Portal Open
Doutor W
 
  » Revista > Perfil    
 
 
Odontologia em Brasília

A União Educacional do Planalto Central - UNIPLAC - foi fundada em 3 de janeiro de 1985, no Lago Sul, em Brasília - DF, pelo atual presidente, Dr. Apparecido dos Santos. Desde então, a instituição destaca-se pela busca da excelência no ensino e na extensão em seus cursos de Graduação e Pós-Graduação.

A UNIPLAC possui, hoje, além do Campus do Lago Sul, mais dois localizados no Distrito Federal: o Campus-Gama e o Campus-Park Way.

Atualmente, são 11 as Faculdades mantidas pela UNIPLAC, como pode ser observado a seguir:

  • Faculdade de Medicina
  • Faculdade de Enfermagem
  • Faculdade de Odontologia
  • Faculdade de Fisioterapia
  • Faculdade de Medicina Veterinária
  • Faculdade de Farmácia
  • Faculdade de Administração de Empresas
  • Faculdade de Sistemas de Informação
  • Faculdade de Ciências Contábeis
  • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Faculdade de Direito

O expressivo contingente de graduandos e pós-graduandos recebe na União Educacional do Planalto Central a mais qualificada formação superior de que dispõe Brasília. Deve-se este êxito ao tradicional espírito empreendedor do povo de Brasília e, sobretudo, à disposição sempre crescente dos dirigentes universitários e do corpo docente da União Educacional do Planalto Central.

Odontologia

Um dos principais cursos da Universidade é o curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia do Planalto Central (FOPLAC), sob a Direção do Dr. Luiz Antônio dos Santos Burger.

Ele está apto a formar profissionais capacitados ao exercício de atividades referenciais à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade sócio-cultural e econômica do seu meio. Ele é realizado na Unidade do Lago Sul e tem duração de 10 semestres.

O curso tem como objetivo a formação do profissional cirurgião-dentísta com perfil generalista, visão crítica, reflexiva e humanista e com compromisso social. O formando estará pronto para atuar em todos os níveis de atenção à saúde bucal, buscando a transformação da realidade em benefício da sociedade e consciente da necessidade de educação continuada.

O curso conta com uma infra-estrutura muito boa. Dispõe de clínica de triagem, 3 clínicas de atendimento, uma central de esterilização, salas de raio-x, laboratório completo de ortodontia, laboratório de pesquisas histo-patológicas, laboratório de anatomia e outros 7 laboratórios multidisciplinares.

O sistema de avaliação é bimestral e a média mínima para aprovação é 7,0 pontos. Cada professor define os métodos para avaliação de aproveitamento. Obviamente há freqüência mínima obrigatória e o número máximo permitido de disciplinas dependentes é de duas. A partir de três, o aluno é reprovado.

Para todos os cursos de saúde é exigida vestimenta branca completa.

A Faculdade possui um esquema de convênio com empresas públicas e privadas, o que facilita ao aluno a conquista de uma vaga de estágio.

A Biblioteca da União Educacional do Planalto Central, objetivando oferecer informações atualizadas, disponibiliza serviços e tecnologias avançadas para garantir ganho de tempo, comodidade e conforto. O acervo constitui-se de livros, periódicos, teses, dissertações e materiais não convencionais nas áreas biomédicas, exatas e humanas. O acervo também pode ser consultado através de banco de dados ligados em rede. Basta acessar e consultar.

O curso de Odontologia conta com uma turma de 40 vagas por ano. Existe uma Comissão Permanente de Processo Seletivo que planeja e executa o vestibular que habilita os interessados às vagas oferecidas pela UNIPLAC. Estão ainda disponíveis cursos de Pós-Graduação e Extensão em diversas especialidades: Ortodontia, Odontopediatria, Prótese, Dentística, Cirurgia, Endodontia, Periodontia e Implantodontia. Cada um deles segue seu próprio cronograma e conta com equipe docente totalmente especializada, experiente e capacitada.


PROJETOS de PESQUISA ACADÊMICA

Outro ponto de grande destaque da União Educacional do Planalto Central são os seus PROJETOS de PESQUISA ACADÊMICA. Aqui segue uma lista dos projetos ligados à Odontologia:

  • CORRELAÇÃO DE ALTERAÇÕES SISTÊMICAS COM ALTERAÇÕES BUCAIS E PROMOÇÃO DE ELIMINAÇÃO DE INFECÇÃO FOCAL EM PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Projeto realizado pelos alunos da Faculdade de Odontologia do Planalto Central com alunos portadores de necessidades especiais, matriculados na AMPARE.

O projeto está sob a coordenação do Dr. Virgilio Galvão.

As necessidades bucais dos pacientes especiais são extremamente importantes. A Odontologia voltada a pacientes especiais é uma das especializações que mais exigem conhecimentos técnico-científicos, uma vez que o cirurgião dentista deverá possuir noções de fisiologia, farmacologia, semiologia, psiquiatria, terapia ocupacional e cuidados médicos, visto que as excepcionalidades atingem um grande contingente de pacientes com patologias variadas, necessitando de cuidados especiais durante toda a vida. O objetivo geral deste projeto é correlacionar as alterações sistêmicas com as alterações bucais dos pacientes.

São objetivos operacionais do projeto: revisar a literatura disponível sobre os tipos de alterações bucais, sobre a eficácia da participação dos pais no tratamento dos pacientes especiais; identificar as alterações bucais prevalecentes em cada agrupamento analisado; desenvolver trabalhos de prevenção, erradicando as patologias constatadas, quando possível; estabelecer cadastro de pacientes; promover atenção primária, estabelecendo um levantamento epidemiológico descritivo; promoção de eliminação de infecção bucal.

  • PROJETO BOCA A BOCA

O projeto foi concebido em função da constatação da existência da grande dificuldade dos pacientes de baixa renda, portadores de HIV, obterem assistência odontológica, seja pelo alto custo do atendimento particular ou pela discriminação que sofrem da própria sociedade.

Com relação à população alvo contemplada neste projeto, a União Educacional do Planalto Central presta atendimento através de tratamento odontológico realizado pelos alunos da Faculdade de Odontologia do Planalto Central.

Propondo-se a servir de campo de aprendizagem prática a seus alunos e prestar atendimento gratuito e de qualidade à população carente, a União Educacional do Planalto Central criou o Ambulatório de Odontologia e a Clínica de Estomatologia, onde se desenvolve o projeto.

O Projeto BOCA A BOCA visa disponibilizar à comunidade carente do Distrito Federal e entorno atendimento odontológico, bem como estabelecer o desenvolvimento de estudo descritivo e analítico na área de estomatologia.

O objetivo geral do projeto é a implantação de estudo e direcionamento para assistência odontológica nas áreas estomatológicas, preventiva e restauradora para crianças na faixa etária de 0 a 12 anos, portadores do vírus HIV/AIDS e filhos de mães portadoras.

O Projeto BOCA A BOCA trabalha em parceria com a Coordenação Estadual de DST/AIDS. São realizadas reuniões, relatórios mensais, visitas de supervisão e treinamento de capacitação, tendo como propósito tornar a Faculdade de Odontologia do Planalto Central um centro de referência em tratamento de pacientes portadores do HIV.

  • PROJETO DE PROMOÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA ESCOLARES E COMUNIDADE

Atividades educativas e preventivas, executadas mensalmente em escolas públicas do Distrito Federal; crianças entre 3 e 6 anos, provenientes da Creche São Judas Tadeu, às quais são oferecidos os serviços de prevenção e adequação da cavidade oral (escovação supervisionada, evidenciação de placas, aplicação de flúor, selamento de cicatrículas, fissuras e restaurações de ionômeto de vidro); comunidade em geral.

Os pacientes são atendidos pelo 4º período do curso, na Clínica de Odontologia da Faculdade de Odontologia do Planalto Central.

  • PROJETO DE PROMOÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA BEBÊS

Atendimento realizado a bebês entre 0 e 3 anos, da Creche São Judas Tadeu. Os serviços oferecidos constam de condicionamento para tratamento odontológico e prevenção (escovação supervisionada, aplicação de flúor e educação em saúde bucal).

Os alunos do curso realizam performances, teatros, brincadeiras educativas e festas comemorativas ao término do projeto.

  • PROJETO DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA À COMUNIDADE CARENTE

A população atendida é composta por menores infratores do Gama, adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos e pessoas de comunidades carentes do Distrito Federal ou entorno referenciadas pelo Sistema de Saúde Publica do DF.

Os serviços oferecidos incluem prevenção, exodontia, dentística e prótese e endodontia.

  • PROJETO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL PARA PACIENTES ESPECIAIS

São atendidos na Clínica de Odontologia Preventiva, alunos do Internato Dom Orione e pacientes especiais do PROESP, na faixa etária entre 12 a 32 anos. São atendidos também pacientes oriundos do Instituto de Saúde Mental entre 15 e 60 anos. São oferecidos os serviços de profilaxia, aplicação de flúor, escovação supervisionada, selantes e ionômero de vidro.

  • PROJETO SORRISO DE BASE

Projeto elaborado pela Unidade de Odontologia e CTBMF/HDBF com a co-participação da Faculdade de Odontologia do Planalto Central. Os objetivos do projeto são proporcionar assistência e atenção odontológica educativa, preventiva e clínica aos funcionários e pacientes especiais (pacientes portadores de doenças infecciosas e não infecciosas) do HBDF, priorizando as clínicas de Hematologia, Cardiologia, Nefrologia, Oncologia e Pediatria. Além disso, oportunizar, em nível de extensão aos alunos do último semestre de graduação em Odontologia e Profissionais, a planejar, normatizar e executar o atendimento odontológico aos pacientes portadores de doenças crônicas tanto a nível ambulatorial como hospitalar sob anestesia geral. Os tratamentos oferecidos são:  Dentística restauradora, Periodontia, Endodontia, Patologia bucal, Cirurgia,  Odontologia Social e Preventiva, Prótese e Radiologia

PROGRAMAS DO PROJETO SORRISO DE BASE

  • SORRISO DE APOIO

 Objetiva promover um programa de estágio de acadêmicos e profissionais vinculados à União Educacional do Planalto Central, especialmente da Faculdade de Odontologia do Planalto Central, no Setor de Onco-Hematologia Pediátrica e no Setor de Coagulopatias do Hospital de Apoio de Brasília. O programa visa oferecer assistência odontológica a pacientes submetidos a quimioterapia e radioterapia e a pacientes com coagulopatias do Hospital de Apoio de Brasília.

  • SORRISO DE BASE

Objetiva promover um programa de estágio de acadêmicos e profissionais vinculados à União Educacional do Planalto Central, especialmente da Faculdade de Odontologia do Planalto Central, nos Setores de Onco-Hematologia, Onco-Hematologia Pediátrica e no Setor de Radiologia do Hospital de Base de Brasília. O programa visa oferecer assistência odontológica a pacientes submetidos a quimioterapia e radiologia do Hospital de Base de Brasília.

Para maiores informações acesse o site da
UNIPLAC, que serviu de fonte de informação para este texto.

O endereço da FOPLAC é:
CAMPUS I: SHIS - QI 7 - Bloco E - Lago Sul - Brasília - DF.
Telefone:(61) 248-5100
E-mail Geral:
uniplac@uniplac.br
E-mail FOPLAC:foplac@uniplac.br

 
Edições Anteriores

23/3/2011 - Doações de planos de saúde cresceram 760% em relação a 2002

15/12/2010 - Faculdade de Odontologia de Piracicaba: história e desafios

3/11/2010 - Periodontite pode afetar sistema cardiovascular, demonstra estudo

2/6/2010 - Anvisa: estratégias para segurança do paciente em hospitais e clínicas

3/3/2010 - Planos odontológicos, nem sempre a melhor opção

16/12/2009 - Curso profissionalizante na área odontológica é porta de entrada para o mercado de trabalho

7/10/2009 - Publicar e compartilhar

1/7/2009 - Nanobiotecnologia a serviço da saúde

29/10/2008 - Dentifrícios: de cosméticos a agentes preventivos

30/7/2008 - O brasileiro e as doenças crônicas não-transmissíveis

5/3/2008 - Mais do que um Ortodontista

5/9/2007 - Um novo olhar da Odontologia

16/5/2007 - Neoplasias malignas tratadas no consultório

21/3/2007 - Um projeto para fazer o Brasil sorrir

13/12/2006 - As doenças do trabalho no meio odontológico

8/11/2006 - O uso de mini-implantes na Ortodontia

20/9/2006 - Hipersensibilidade dentinária

20/7/2006 - Fim das cáries?

26/4/2006 - Doação de sorrisos
 
 
voltar  
 
@wwow.com.br
Copyright© 2005-2008
Todos os direitos reservados à Eyeshot

O que é isso?