Portal Open
Doutor W
 
  » Revista > Perfil    
 
 
Anvisa: estratégias para segurança do paciente em hospitais e clínicas

 

Vigilâncias sanitárias, conselhos de classe, associações profissionais e órgãos de governo conheceram as iniciativas para melhoria da segurança do paciente nos serviços de saúde

As estratégias desenvolvidas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão baseadas em dois desafios globais lançados pela OMS. O primeiro, com o tema “Uma Assistência Limpa é Uma Assistência Mais Segura”, está focado nas ações de melhoria da higienização das mãos em serviços de saúde. O segundo desafio, sob o lema “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, está relacionado às ações de melhoria dos procedimentos cirúrgicos.

O principal objetivo das ações é reduzir os casos de infecções hospitalares, as grandes vilãs da segurança do paciente. A meta da Anvisa é diminuir em 30% os índices nacionais de infecção, em um prazo de três anos. Estima-se que, no Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações. Segundo dados da OMS, cerca de 234 milhões de pacientes são operados por ano em todo o mundo. Destes, um milhão morre em decorrência de infecções hospitalares e sete milhões apresentam complicações no pós operatório.

Higienização das mãos

A higienização das mãos é considerada a medida mais importante e reconhecida no controle das infecções nos serviços de saúde. A Anvisa lançou, em 2007, uma cartilha de higienização das mãos em serviços de saúde que é distribuída a instituições de todo o país. Além disso, a Agência irá aprovar, ainda nesse semestre, uma resolução que obriga os serviços a disponibilizar álcool gel em torno dos ambientes onde ocorrem os procedimentos com pacientes.

Segundo o gerente de tecnologia em serviços de saúde da Anvisa, Heder Murari, 60% dos profissionais de saúde que trabalham em hospitais não têm a prática de lavar as mãos como se deveria. “A lavagem das mãos é essencial no controle de infecções hospitalares. O procedimento teve grande repercussão neste ano em virtude do surto de H1N1. Porém, precisamos ir além de campanhas factuais e criar uma cultura de higienização das mãos no país”, afirmou.

Cirurgias seguras

Em relação à segurança nas cirurgias, outra medida simples pode diminuir os casos de infecção e de erro humano nas operações. É a implantação de um check list, que deverá ser seguido pela equipe profissional em três momentos: antes da anestesia, antes da incisão e antes de deixar a sala de operação.

A lista de verificação aborda questões simples, como identificação do paciente e da equipe médica, operação e lado a ser operado, antecipação de possíveis eventos críticos, contagem dos instrumentos no final do procedimento, entre outros. “Embora sejam medidas simples, um estudo piloto indicou que a checagem da lista reduziu em 47% o número de óbitos e em 36% as grandes complicações pós-operatórias”, ressaltou Edmundo Ferraz, chefe de cirurgia geral do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Segundo Edmundo, 2500 hospitais no mundo inteiro já estão implantando o check list. A idéia da Anvisa é que inicialmente seja desenvolvido um projeto piloto em alguns hospitais públicos do país.

Fonte: Anvisa

 
Edições Anteriores

23/3/2011 - Doações de planos de saúde cresceram 760% em relação a 2002

15/12/2010 - Faculdade de Odontologia de Piracicaba: história e desafios

3/11/2010 - Periodontite pode afetar sistema cardiovascular, demonstra estudo

3/3/2010 - Planos odontológicos, nem sempre a melhor opção

16/12/2009 - Curso profissionalizante na área odontológica é porta de entrada para o mercado de trabalho

7/10/2009 - Publicar e compartilhar

1/7/2009 - Nanobiotecnologia a serviço da saúde

29/10/2008 - Dentifrícios: de cosméticos a agentes preventivos

30/7/2008 - O brasileiro e as doenças crônicas não-transmissíveis

5/3/2008 - Mais do que um Ortodontista

5/9/2007 - Um novo olhar da Odontologia

16/5/2007 - Neoplasias malignas tratadas no consultório

21/3/2007 - Um projeto para fazer o Brasil sorrir

13/12/2006 - As doenças do trabalho no meio odontológico

8/11/2006 - O uso de mini-implantes na Ortodontia

20/9/2006 - Hipersensibilidade dentinária

20/7/2006 - Fim das cáries?

26/4/2006 - Doação de sorrisos

8/3/2006 - Odontologia em Brasília
 
 
voltar  
 
@wwow.com.br
Copyright© 2005-2008
Todos os direitos reservados à Eyeshot

O que é isso?