Portal Open
Doutor W
 
  » Revista > Odonto História    
  Untitled Document
 
Teorias da erupção dentária: o caminho da ciência até os dias de hoje

Verdades e mentiras sobre esse tema que já causou, e ainda causa, tanta polêmica

 

Um dos temas mais pesquisados ao longo dos tempos é com relação à e-rupção dos dentes. Afinal de contas, o que faz os dentes erupcionarem? Várias teorias sobre o assunto já fo-ram propostas, muitas delas descar-tadas.

 

Nesse capítulo do Odonto História você vai conhecer algumas teorias que tratam do assunto para entender um pouco do que já foi discutido sobre o assunto.

 

Teorias descartadas

 

»Teoria da força propulsora da pressão arterial e do vaso sanguíneo: Todos os movimentos dos dentes são feitos em sincronia com o pulso arterial. Isso levou alguns pes-quisadores a pensar que talvez houvesse alguma ligação entre a pressão arterial e a erupção dentária. Para saber se a pressão arterial exercia alguma influência, removeu-se cirurgicamente a raiz crescente. O resultado do experimen-to mostrou que o dente continuava a erupcionar. Ou seja, a teoria foi descartada.

 

»Teoria da pressão pulpar e crescimento pulpar: A erup-ção dental poderia ser originada por uma multiplicação celular na região da raiz. Como teste para a hipótese des-crita, amputou-se um dente com raiz e tudo e colocando em seu lugar uma réplica de silicone. Para surpresa dos cientistas, a réplica também erupcionou, o que levou à conclusão de que, enquanto o folículo dental estiver intacto, ocorrerá a erupção do dente.


 


Folículo Dentário

 

»Teoria da tração por fibroblastos periodontais: Essa teoria diz que os fibroblastos puxam e empurram o dente em desenvolvimento pelo caminho eruptivo. Para testar a teoria, foram aplicadas drogas sobre os dentes para bloquear os "collagen crosslinks". O teste não teve efeito, já que os dentes continuaram erupcionando mesmo sem a ajuda dos fibroblastos periodontais.

 

Algumas teorias aceitáveis

 

»Teoria do prolongamento da raiz: Uma das causas mais óbvias para a erupção dentária seria a formação da raiz. Porém, mesmo dentes sem raiz erupcionam. O período que os dente demoram para erupcionar, em alguns casos, é superior ao tempo levado para que a raiz cresça completamente.

 

»Teoria do remodelamento do osso alveolar: O crescimen-to alveolar, o desenvolvimento do dente e sua erupção são independentes entre si. O remodelamento do osso alveolar em resposta a aplicações ortodônticas também é uma ocorrência diária. Uma possível teoria é a de que o osso alveolar influencia na erupção dentária, já que o processo alveolar forma-se quando os dentes decíduos erupcionam e deixa de existir no momento em que os dentes são perdidos.

 

»Teoria do ligamento periodontal: Algumas experiências com ratos mostraram que a atividade do ligamento perio-dontal parece muito importante na erupção dos dentes. Em humanos, o ligamento periodontal não parece apresentar tanta importância na erupção, já que os incisivos dos roedores crescem continuamente, ao contrário dos dentes humanos. O único resquício de tal atividade nos humanos são a erupção secundária e o movimento mesial.


Ligamento Periodontal

 

Resultados

 

O que podemos concluir a res-peito das teorias que buscam justificar a erupção dentária? Depois de conhecer algumas teorias, podemos constatar que, aparentemente, não há nenhuma causa aparente para a erupção. Alguns experimen-tos claramente sugerem que o folículo dentinário possui gran-de importância no processo, mas os estudos e os debates continuam.

 
Outras Edições

12/1/2011 - Estudos com dentes de múmia abrem frente para arqueologia e ciência forense

12/5/2010 - Computação móvel auxilia serviços de saúde

18/2/2010 - Obama, os falcões e o SUS

2/4/2008 - O dente adequado para cada um

6/6/2007 - A linha do tempo da estética

14/3/2007 - Um pouco mais sobre evolução

4/1/2007 - A história evolutiva dos dentes

22/11/2006 - A origem da má-oclusão

18/10/2006 - Um pouco sobre heterodontia

31/5/2006 - Odonto História - Parte III

5/4/2006 - Odontologia no Brasil - Parte II

8/3/2006 - Odontologia no Brasil - Parte I
 
 
voltar  
 
@wwow.com.br
Copyright© 2005-2008
Todos os direitos reservados à Eyeshot

O que é isso?