home
O que é?
contato
cadastre-se
Untitled Document
     
13/2/2009 - Endodontia
Guia de Danos Dentais Causados por Acidentes – Dúvidas mais freqüentes

A maioria dos traumas dentais acontece na infância, mas todas as pessoas podem sofrer com isso, independente da idade. Se o dano for causado por um acidente de automóvel, um choque enquanto se pratica esporte ou uma queda, é a gravidade ou o tipo de dano que vai determinar o tratamento necessário.

Existem vários danos simples que podem acontecer. Muitos deles afetam a polpa do dente e, quando ela fica machucada ou inflamada, é preciso um tratamento de canal.

Quando um tratamento endodôntico é necessário?

O tratamento de canal é necessário quando a polpa do dente fica inflamada. Durante o tratamento endodôntico a polpa danificada é removida. Então o canal do dente é limpo e obturado para ajudar a preservar o dente.

Quem realiza tratamento endodôntico?

Todos os cirurgiões-dentistas recebem treinamento em Endodontia quando se formam em Odontologia. Qualquer dentista é apto a realizar procedimentos endodônticos. Porém, em casos mais complexos que necessitam de cirurgia, os pacientes são encaminhados aos especialistas em Endodontia.

Endodontistas são dentistas com, no mínimo, dois anos a mais de treinamento e estudos em técnicas e procedimentos de tratamento de canal. Além de treinamento em casos de rotina, eles também se aperfeiçoam no desempenho de procedimentos mais complicados, como a cirurgia. Eles geralmente cuidam de casos complexos – como dentes com raízes cujas estruturas são incomuns ou pequenas, e seus canais são estreitos. Esse treinamento especial é muito importante nos tratamentos em que a cirurgia endodôntica é necessária. Além disso, os endodontistas têm experiência suficiente para encontrar as causas de dores orais e faciais de difícil diagnóstico.

Tipos de danos

A maioria dos traumas dentários resulta em dentes lascados, mas também podem gerar problemas mais sérios, como dentes deslocados ou caídos. O tratamento depende do tipo, lugar e gravidade de cada trauma. Quando qualquer trauma acontece, a coisa mais importante que você deve fazer é procurar o seu dentista imediatamente. Todo o prognóstico vai depender da rapidez com que você for ao dentista.

  • dentes lascados ou fraturados
  • A maioria dos dentes lascados ou fraturados pode ser reparada obturando o local lascado ou fraturado. Algumas vezes a polpa do dente fica em exposição. Nesse caso, o problema pode ser resolvido obturando a região que deixa a polpa à mostra, mas, em alguns casos, é necessário um tratamento de canal.


    Adolescente com dente quebrado

    Danos nos dentes de trás normalmente terminam em fraturas, dentes quebrados ou partidos, que podem ou não atingir a raiz do dente. Se a raiz não for atingida, o dentista pode obturar o dente normalmente. Mas, se a raiz for afetada e atingir a polpa do dente, vai ser necessário um tratamento de canal para salvar todo o dente, ou ao menos uma parte dele.

  • dentes deslocados
  • Durante um acidente um dente pode ser empurrado para dentro, resultando em um dos danos mais graves. Um endodontista ou um odontologista pode recolocar o dente no lugar correto.

    O tratamento de canal tem início algumas semanas depois do acidente e a medicação – que pode ser o hidróxido de cálcio – deve ser colocada dentro do dente. O canal da raiz é obturado depois de alguns dias. É muito importante que você continue indo ao dentista periodicamente para assegurar que esse dente não terá mais problemas.

    Algumas vezes o dente pode ser empurrado para fora e é preciso fazer com que ele volte a seu devido lugar. Se a polpa do dente estiver sadia, não será preciso nenhum outro tipo de tratamento, mas, se ela estiver danificada, o dente precisará de um tratamento de canal. A medicação deve ser colocada dentro do dente e o canal do dente deve ser obturado alguns dias depois.

  • dentes soltos
  • Quando o dente cai completamente da boca, você deve pegar o dente, tentando não tocar na raiz. Se o dente estiver sujo, lave-o com água cuidadosamente. Não use sabão ou qualquer outro produto durante a lavagem, apenas água. Se possível, coloque o dente de volta no lugar e vá ao dentista imediatamente.

    Se você não conseguir colocar o dente de volta no lugar, arrume uma maneira de impedir que o dente desidrate. Quanto menos o dente secar, maiores serão as chances de salvá-lo. As soluções utilizadas para manter o dente úmido são encontradas em qualquer drogaria, mas você também pode colocar o dente no leite, em um copo de água com uma pitada de sal, ou simplesmente deixá-lo dentro da boca, entre a gengiva e a bochecha. Leve o dente a um especialista imediatamente.

    Se você conseguir colocar o dente no lugar, seu dentista vai usar uma espécie de tala para mantê-lo fixo. Ele também vai verificar se não houve nenhum outro dano na sua face. Se você não conseguir colocar o dente de volta no lugar, o dentista terá que examiná-lo para saber se ele foi danificado ou não, além de verificar se houve alguma outra lesão na face. Depois de verificar, o dentista vai limpar o dente com cuidado e colocá-lo de volta no lugar. No início, o dente irá precisar dessa tala para se fixar. Dependendo de como a raiz do dente evoluir, o dentista pode dar início a um tratamento de canal ou não. Uma medicação pode ser colocada no dente para que se preencha o canal da raiz mais tarde. O tempo que o dente ficou fora da boca e a maneira como ele foi conservado podem influenciar no tipo de tratamento que você vai receber. Você também deve procurar seu médico para saber se precisa ou não de uma injeção antitetânica.

  • fraturas na raiz
  • Um acidente traumático com o dente também pode resultar em uma fratura da raiz. A localização da fratura vai determinar a gravidade do problema. Se a fratura for próxima ao final da raiz, as chances de se obter resultados positivos são grandes. Agora, quanto mais perto da coroa for a fratura na raiz, mais grave é o problema.

    Às vezes é necessário o uso da tala por um tempo para estabilizar a raiz de novo. Se o tecido dentro do dente estiver danificado, pode ser que você precise de um tratamento de canal. A medicação deve ser colocada no canal para preparar o local da fratura para o tratamento.

    Os danos podem ser diferentes nas crianças?

    Os dentes permanentes que não estiverem desenvolvidos completamente na época do acidente podem precisar de um cuidado especial. Em um dente adulto imaturo, a ponta da raiz – chamada de ápice – está aberta, e as paredes do canal da raiz ainda são finas. Quando o dente se desenvolve, o ápice fecha e as paredes do canal ficam mais espessas. Um dano em um dente imaturo pode exigir um desses procedimentos mais específicos.

    O dente precisará de cuidado especial ou tratamento adicional?

    A natureza do acidente, o tempo passado entre o acidente e a busca por tratamento, como o dente era tratado antes do acidente... tudo isso afeta a saúde do dente. A busca rápida por tratamento é muito importante para os dentes deslocados ou caídos, diminuindo o risco de rejeição. A rejeição ocorre quando o corpo, através de seu mecanismo de defesa, começa a rejeitar o dente em conseqüência do acidente. Você deve retornar a seu dentista ou endodontista depois de um tempo para examinar o dente, ou os dentes, e ver se não está ocorrendo nenhuma rejeição, além de ver se os tecidos do dente continuam saudáveis.

    Fonte: AAE (American Association od Endodontists) – “Your Guide to Traumatic Dental Injuries”

    ................................................................................................................

      30.8.2014
    Untitled Document
    Todos os dados recebidos e trans- mitidos estão pro- tegidos por SSL com chave de 128 bits. Para maiores infor-mações clique no logo acima.
    Copyright© 2005-2008
    Todos os direitos reservados à Eyeshot

    O que é isso?