home
O que é?
contato
cadastre-se
Untitled Document
     
6/8/2009 - Morfologia
O que é o Dente?

O que é o Dente?

Os dentes de leite e os dentes permanentes são compostos de duas partes: coroa e raiz. Ao redor da coroa temos a gengiva e em volta da raiz o osso alveolar. O dente é formado por quatro camadas diferentes:

  • ESMALTE - camada externa esbranquiçada e muito dura;
  • DENTINA - camada abaixo do esmalte, composta por canalículos que contêm líquidos (quando sofrem estímulos, ocorre dor);
  • POLPA - é a parte de dentro do canal, contém vasos e nervo;
  • CEMENTO - é a região que forma a raiz, ligada ao osso alveolar através de fibras.

Durante a nossa vida temos duas dentições. A primeira, a chamada dentição de leite, é formada por 20 dentinhos, sendo 10 em cada arcada. Esta dentição inicia-se por volta dos 6 meses de idade e completa-se por volta dos 2 anos. Aos 6 anos a criança ganha o primeiro dentinho permanente (primeiro molar), que vem logo atrás dos últimos molares de leite. Nesta fase começa a troca dos dentes de leite pelos permanentes.

Por volta dos 13 anos de idade, a segunda dentição, a permanente, está quase completa, faltando apenas os quatro dentes do siso (terceiros molares) que erupcionam entre 17 e 30 anos. O adulto tem 32 dentes permanentes, sendo 16 em cada arcada.

A arcada dentária

A primeira dentição

A dentição permanente

................................................................................................................

  7.12.2019
Untitled Document
Todos os dados recebidos e trans- mitidos estão pro- tegidos por SSL com chave de 128 bits. Para maiores infor-mações clique no logo acima.
Copyright© 2005-2008
Todos os direitos reservados à Eyeshot

O que é isso?