testeEmpresa poderá ser multada em mais de R$ 6 milhões se não esclarecer serviços adicionais
O Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, notificou a rede de varejo Casas Bahia no último dia 3 por vender produtos juntamente a seguros, garantia estendida e planos odontológicos.
O Ministério qualificou o procedimento como prática comercial abusiva e a empresa tem até dez dias para esclarecer os serviços adicionais comprados sem o consentimento do consumidor.
Se a infração for constatada, a rede pode ser multada em mais de R$ 6 milhões.
O DPDC recebeu denúncias de consumidores de diferentes partes do País. O Procon Municipal de Ubá (MG) encaminhou reclamações de consumidores sobre vendas de planos odontológicos.
Já o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro enviou comunicações internas das Casas Bahia sobre política comercial da empresa para estabelecer os custos dos financiamentos e embutir a venda de seguros na compra de produtos.
Segundo o Ministério da Justiça, o Conselho Federal de Odontologia afirmou que a empresa não possui autorização para a venda de planos odontológicos.
Além disso, muitas das queixas feitas contra serviços das Casas Bahia ao Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) eram referentes a seguros – mais de 1.600 em um total de 54 mil registros.
O DPDC enfatiza que o consumidor tem o direito de saber o custo real do produto e o que está sendo adquirido.
As Casas Bahia não passaram o posicionamento da empresa até a publicação desta reportagem.
Fonte: R7
Empresa poderá ser multada em mais de R$ 6 milhões se não esclarecer serviços adicionais
O Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, notificou a rede de varejo Casas Bahia no último dia 3 por vender produtos juntamente a seguros, garantia estendida e planos odontológicos.
O Ministério qualificou o procedimento como prática comercial abusiva e a empresa tem até dez dias para esclarecer os serviços adicionais comprados sem o consentimento do consumidor.
Se a infração for constatada, a rede pode ser multada em mais de R$ 6 milhões.
O DPDC recebeu denúncias de consumidores de diferentes partes do País. O Procon Municipal de Ubá (MG) encaminhou reclamações de consumidores sobre vendas de planos odontológicos.
Já o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro enviou comunicações internas das Casas Bahia sobre política comercial da empresa para estabelecer os custos dos financiamentos e embutir a venda de seguros na compra de produtos.
Segundo o Ministério da Justiça, o Conselho Federal de Odontologia afirmou que a empresa não possui autorização para a venda de planos odontológicos.
Além disso, muitas das queixas feitas contra serviços das Casas Bahia ao Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) eram referentes a seguros – mais de 1.600 em um total de 54 mil registros.
O DPDC enfatiza que o consumidor tem o direito de saber o custo real do produto e o que está sendo adquirido.
As Casas Bahia não passaram o posicionamento da empresa até a publicação desta reportagem.
Fonte: R7