Portal Open
Doutor W
 
  » Revista > Entrevista    
 
 

Entre os dias 27 e 31 de janeiro aconteceu no Complexo Anhembi o 25º CIOSP. O Portal WWOW não poderia ficar de fora do maior evento odontológico do mundo e esteve lá pra conferir tudo o que aconteceu.

Aproveitamos a oportunidade para conversar com o Dr. Salvador Nunes Gentil, atual diretor do Departamento de Congressos e Feiras da APCD e presidente do Congressão por duas vezes: 2004 e 2005. Confira como foi o bate-papo, em que falamos de tecnologias, da importância do Brasil no cenário odontológico mundial e, claro, do CIOSP.

Portal WWOW: Conte-nos um pouco sobre a sua formação.

Dr. Salvador: Eu me formei em 1978 e durante algum tempo exerci a Clínica Geral na Odon-tologia e imediatamente depois de uns 3 ou 4 anos eu já era um especialista na área de En-dodontia. Sempre tive contato e trabalho diretamente com a Associação, a Associação Pau-lista de Cirurgiões-dentistas e, do ponto de vista acadêmico, ministrei aulas de graduação em duas universidades: na Universidade de Mogi das Cruzes, na disciplina de Endodontia, e na Universidade Camilo Castelo Branco, hoje UNICASTELO, sempre na Endodontia. Hoje eu coordeno cursos de Espe-cialização e Aperfeiçoamento no Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo.

 

Mais precisamente na Associação, dentro do Departamento de Congressos e Feiras, tive a oportunidade de presidir dois Congressos e sou diretor do Departamento de Congressos e Feiras da Associação Paulista dos Cirurgiões-dentistas. 

 

Portal WWOW: O senhor já teve a experiência de presidir por duas vezes o Congresso, certo?

 

Dr. Salvador: Exatamente, a edição 22ª e a edição 23ª, 2004 e 2005.

 

Portal WWOW: O tema da 22ª edição era “Odontologia porque o mundo precisa sorrir”

 

Dr. Salvador: Esse era o temário geral daquele congresso porque a gente entendia a necessidade de mostrar ao cirurgião-dentista a importância dele dentro da comunidade, dentro da sociedade. Ele muitas vezes é um instrumento de devolver o cidadão à sociedade, restabelecendo a saúde bucal e o sorriso da pessoa.  

 

Portal WWOW: Dentro dessa visão do Congresso, o que o Congresso trouxe? como o congresso contribuiu para que o dentista começasse a ver dessa maneira?

 

Dr. Salvador: Anualmente, a Associação promove esse Congresso Internacional, e é uma oportunidade única durante o ano para o profissional da área da Odontologia estar em contato com o que tem de mais moderno na pesquisa odontológica. E hoje você sabe que os ministradores e pesquisadores brasileiros são respeitados no mundo todo. E a gente tem a oportunidade de trazer muita gente de fora também.

 

Além disto, existe a oportunidade também do cirurgião-dentista estar diante do que é apresentado pela indústria e comércio nacional e internacional, o que há de mais moderno, os mais recentes avanços tecnológicos aí à disposição da prática profissional.

 

Portal WWOW: O senhor tem uma busca particular de tentar trazer todo esse avanço de uma forma geral mais pra população. Porque isso ainda é um pouco elitizado no Brasil.

 

Dr. Salvador: O Brasil pratica a excelência na Odontologia, mas ele ainda a pratica para poucos. No que diz respeito ao aspecto cultural, no que diz respeito ao aspecto socio-econômico, a profissão ainda tem muito a evoluir no sentido de atender cada vez mais um número maior da nossa população.

 

Portal WWOW: O senhor enxerga alguma ação ao alcance principalmente da Associação?

 

Dr. Salvador: A Associação tem uma preocupação – não é só por causa do Congresso – mas através do seu Departamento de Prevenção de promover ações sociais e filantrópicas muito importantes. Para que você tenha idéia, este Departamento de Prevenção promove a formação de agentes mirins em comunidades, em entidades carentes e em escolas de baixos recursos.

 

O que são esses agentes mirins? Eles são chamados à Associação para receberem orientação de higiene bucal e de prevenção de doenças da boca. Depois, eles levam essas orientações para suas comunidades, tornando-se vetores dessa informação.

 

E você sabe também que a Associação trabalha com um Pronto Socorro que funciona ininterruptamente, atendendo qualquer emergência dentro da nossa população graciosa-mente, através de um convênio que a nossa Associação tem com a prefeitura. E a ação desses agentes mirins culmina com a festividade, vamos chamar assim, da presença deles aqui com a participação aproximada de 2.500 pessoas, 2.500 crianças carentes sendo atendidas aqui.

 

E como novidade para este ano nós temos também o atendimento aos idosos, uma faixa de idade em que poucos recursos existem da parte governamental. É nós podemos atender aqui dentro da Associação os idosos no que diz respeito especialmente à prevenção do câncer bucal, que é uma ocorrência muito grande, talvez a terceira ocorrência dentre os cânceres na boca.    

 

Portal WWOW: E isso também conjumina com uma situação que a gente sabe que há. Agora, cada vez mais a gente está tendo mais idosos em nossa sociedade. 

 

Dr. Salvador: Sem dúvida nenhuma. Nós deixamos de ser um país estritamente jovem e estamos caminhando aí para uma idade média, uma idade mais avançada naturalmente. E a Odontogeriatria ainda não é uma prática muito comum, muito disseminada. Ela precisa ser difundida.

 

Portal WWOW: O que o senhor acha sobre a utilização do laser na Odontologia?

 

Dr. Salvador: O laser é muito bem aplicado hoje na atividade odon-tológica como recurso terapêutico e especial-mente para as requi-sições estéticas no que diz respeito à possibilidade de utilizá-lo nos clareamentos dentais. Eles são largamente utilizados.

 

Portal WWOW: No caso do clareamento dental a gente sabe que no Brasil não existe muito, mas no exterior existem aqueles tratamentos caseiros, que a pessoa compra na própria farmácia e leva pra casa.

 

Dr. Salvador: Na medida do possível, a gente procura orientar os pacientes para que não utilizem o clareamento desta forma, para que utilizem o clareamento sobre a orien-tação de um profissional cirurgião-dentista.

 

Portal WWOW: E com relação aos tratamentos conjuntos, feitos parte em casa e parte na clínica?    

 

Dr. Salvador: Sempre com a orientação de um profissional.

 

Portal WWOW: Além do laser, que o senhor tem contato, como o senhor vê na tecnologia na evolução da Odontologia?

 

Dr. Salvador: Seguramente, as especialidades que mais têm avançado frequentemente são a estética e os implantes dentários. E os implantes dentários com uma curiosidade: com a evolução gradativa e significativa da indústria nacio-nal, no que diz respeito à qualidade dos produtos.

 

Isso possibilita que mais gente da nossa população tenha acesso a esse tratamento. Até bem pouco tempo atrás os tratamentos eram muito caros em função de você só ter a possibilidade de usar produtos importados e isso gerava um custo muito alto.

 

Isso se deve essencialmente à evolução tecnológica é à qualidade de trabalho da indústria nacional, nos materiais e nos instrumentais utilizados na prática do implante.

 

Portal WWOW: O senhor vê alguma contribuição da tecno-logia em paralelo ao exercício da profissão? Como a internet?

 

Dr. Salvador: Sem dúvida a informática vem facilitar signi-ficativamente a atividade profissional, especialmente no que diz respeito à ilustração do planejamento e, deste planeja-mento, a ilustração para que o paciente esteja ciente daquilo que está sendo trabalhado.

 

Portal WWOW: Como o senhor a aceitação dos profissionais dessa carreira com relação a essas novas tecnologias?

 

Dr. Salvador: Eu não vejo como uma aceitação, eu vejo como uma necessidade. É uma necessidade tanto no que diz respeito à praticidade clínica como no que diz respeito também ao marketing pessoal ou ao marketing da sua clínica.

 

Portal WWOW: Um profissional que não se adapte a isso ficaria defasado?

 

Dr. Salvador: Sem dúvida, ele fica pra trás.

 

Portal WWOW: E, nesse primeiro dia de CIOSP, o que o senhor está achando, está esperando? 

 

Dr. Salvador: Nós viemos para o Anhembi com um número aproximado de 42 mil adesões, que é um número significativo. Esperamos chegar próximo aos 50 mil. Se você somar isso aos expositores, que hoje são perto de 300 expositores nacionais e internacionais. Com os expositores, mais os dealers e mais outras profissões que têm algum interesse no ramo odontológico, nós teremos facilmente passando aqui pelo complexo Anhembi nos cinco dias de evento umas 65 mil pessoas.

 

Portal WWOW: E com relação à grade científica deste ano, há algo que o senhor queira destacar?

 

Dr. Salvador: O destaque esse ano é para a excelência dos ministradores nacionais. A gente percebe que eles estão cada vez mais sendo requisitados mundo afora, especial-mente hoje na Europa e no Leste europeu especificamente. E também, por conta desta edição, a gente nota uma evolução muito grande na qualidade do trabalho dos nossos minis-tradores. 

 

Portal WWOW: Há alguma novi-dade com relação à grade científica?

 

Dr. Salvador: Esse ano, e isso é uma preocupação da entidade, da Associação Paulista de Cirur-giões Dentistas, é a realização de um Fórum Latino-Americano na tentativa de se unificar o de se padronizar o aspecto curricular entre as escolas. A Associação entende que, se isso for possível, se houver uma padronização, conseguir chegar ao protocolo curricular, muito mais facilmente nós, brasileiros, teremos a oportunidade de estar promovendo intercâmbios com outras escolas e com outros segmentos.

 

Portal WWOW: Qual seria o papel do Brasil nesse Encontro?

 

Dr. Salvador: O Brasil, e mais especificamente a Associação, ela está disposta a participar ativamente deste Fórum na tentativa de contribuir o máximo possível para essa padronização.

 

Portal WWOW: Há representantes de quais países?

 

Dr. Salvador: Temos representantes da América Latina, temos representantes de Portugal, alguns outros países euro-peus, mas mais especificamente de toda a América do Sul, do México, de Porto Rico, da Costa Rica e outros países.

 

O convite foi formalizado para os diretores de faculdades, de todas as faculdades e a adesão ao Fórum foi bastante grande.

 

Portal WWOW: Esse é um primeiro encontro. A expectativa é de fazer um segundo depois de quanto tempo?

 

Dr. Salvador: Pretende-se, em um intervalo não muito distante, no próximo evento que ocorra dentro da Odonto-logia, de se reunir novamente com esta finalidade.

 

Portal WWOW: Alguma perspectiva para o ano que vem ou ainda é muito cedo?

 

Dr. Salvador: Você sabe que mal termina este Congresso e já começa o outro. Nossa intenção é fortalecer o máximo possível a nossa atividade científica dentro do congresso. Esse é o objetivo, porque hoje nós temos a consagração de uma feira muito forte. Pra que você tenha idéia, esta feira que você está vendo aqui, a 10ª Feira Internacional de Odontologia, há dois meses atrás nós não tínhamos pra vender 1m2 dentro do Pavilhão. Nós consolidamos uma feira muito forte e queremos manter a excelência da nossa parte científica, o Congresso propriamente dito.

 

 
Edições Anteriores

8/27/2008 - Entrevista Dra. Débora Ferrarini

2/7/2008 - Entrevista com o Dr. Raphael Baldacci

6/27/2007 - Entrevista Dr. Mario Sergio Limberte

5/2/2007 - Entrevista Dr. José Ranali

6/21/2006 - Entrevista Dr. Michel Langlade

5/9/2006 - Entrevista Dr. Artur Berti Ricca

3/8/2006 - Entrevista Dr. Terry A. Selke
 
 
voltar  
 
@wwow.com.br
Copyright© 2005-2008
Todos os direitos reservados à Eyeshot

O que é isso?