Crise na Saúde.
Até que ponto essa crise é verdadeira?
Filas freqüentes em centros de atendimento público; ausência de leitos disponíveis nos hospitais; falta de medicamentos básicos nos postos de saúde; hospitais fechados pela vigilância sanitária; escassez de recursos financeiros por parte dos órgãos governamentais; Sistema Único de Saúde (SUS), o órgão oficial, cambaleante; mais de 30 milhões de desdentados no país; carência de equipamentos e de recursos humanos nas instituições públicos; saneamento básico deficiente; omissão dos políticos e dos governos; inexistência de uma organização política séria e continuada no setor; programas de prevenção apáticos etc.
É... parece bem verdadeira... Que triste...
Há quanto tempo ouvimos sobre essas coisas?
Será que é tão difícil assim “acabar” com essa crise?
O que podemos fazer?
A sociedade como um todo tem o dever de arregaçar as mangas e exigir uma ação mais contundente das autoridades competentes. Essa ação deve acontecer através dos vários meios de sua atuação: voto consciente, formação de associações, estar a par dos acontecimentos e a fiscalização do desempenho da classe política.
Informação: essa é uma das principais armas para ser utilizada nessa luta. Só através dela que tomamos contato com coisas aparentemente distantes, mas ao mesmo tempo muito relevantes para o nosso cotidiano.
Internet: hoje é um dos principais canais de divulgação e de disposição de recursos. É um veículo de comunicação dinâmico e poderosíssimo, com abrangência mundial e a tendência é cada vez mais acentuar sua importância. O resultado de recentes pesquisas coloca o Brasil como o dono da 10ª maior população de internautas e um dos países que mais crescerão na utilização de recursos gerados pela Internet.
Por isso, um dos caminhos mais pródigos é juntar o “maior” e mais moderno instrumento com um conjunto completo de conhecimentos e serviços e colocar isso à disposição do maior número de pessoas, respeitando os diferentes públicos.
Como um veículo de comunicação e informação, voltado diretamente a uma área específica como a da Saúde, o Portal WWOW pode ajudar nessa evolução.
O nosso maior “aliado” é o espaço para divulgação de artigos, científicos ou não, matérias, casos clínicos, opinião abalizada por especialistas, campanhas de saúde, eventos, cursos, descobertas, empresas e seus produtos e todo outro tipo de informação pertinente. Com isso vemos a possibilidade do estabelecimento de uma comunidade científica virtual, fomentando a pesquisa e criando melhores condições de relacionamento entre todos aqueles que precisam de dados e ferramentas modernas, eficazes e de fácil acesso. No contexto do mundo globalizado de hoje, essa integração é possível e torna-se produtiva e com benefícios consistentes para todos: empresas, universidades, profissionais e clientes (toda a população).
O WWOW, utilizando a internet como meio de condução de seu conteúdo abrange os princípios doutrinários - Universalidade, Eqüidade, Integralidade, Participação Popular e Descentralização - do SUS, que é quem, no esboço, deveria ser o grande provedor de Saúde ao povo brasileiro. O fato de estar na internet ainda implica em Interatividade, Dinâmica, Agilidade e Atualização.
Para o mundo da Saúde, e mais especificamente para a Odontologia, nosso principal foco é ajudar a criar essa ferramenta facilitadora para a atuação do profissional de odontologia e tudo o que envolve sua atividade, e que ainda, traz informação ao público leigo. Isso colaborará na criação de um novo panorama que ajudará na evolução de todo o setor da Saúde e, conseqüentemente, a população sairá beneficiada. Esperamos fazer e fazer bem a nossa parte.
E isso é só um começo...