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9/5/2025
 
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- Geral
Em busca da qualidade de ensino, evento debate Equivalência Curricular na América Latina

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3º Encontro Latino-americano de Equivalência Curricular será realizado no dia 27 de janeiro, durante a 27ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo.

Além da qualidade do ensino, propostas visam facilitar o trabalho de profissionais em outros países e validação de cursos feitos no exterior.

Entre os vários eventos paralelos programados para a 27ª edição do Ciosp – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que acontece em janeiro do ano que vem, o 3º Encontro Latino-americano de Equivalência Curricular (Enlec) deve ser um dos pontos altos. O evento será realizado dia 27 de janeiro, no teatro da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), e contará com a presença de diretores, coordenadores e professores das principais Faculdades e Cursos de Odontologia de todos os países da América Latina.

A necessidade de equiparação curricular na América Latina, tema recorrente na Odontologia e de grande importância para a melhoria da qualidade do ensino, foi o ponto-de-partida para a APCD criar, em 2007, o Enlec – Encontro Latino-americano de Equivalência Curricular, cujo objetivo é discutir e elaborar um projeto de equivalência curricular entre os países latino-americanos. “A idéia não é criar um currículo padrão para os países, mas elaborar pontos comuns na grade curricular das várias instituições de ensino, além de estabelecer estandares de qualidade para os cursos de Odontologia”, afirma o presidente do Ciosp, Antonio Salazar Fonseca.

Segundo João Humberto Antoniazzi, da Comissão Executiva do Enlec, a importância da Equivalência Curricular é estabelecer um padrão de formação profissional, garantindo qualificação para o cirurgião dentista que vai entrar no mercado. “Inicialmente, o trabalho esteve focado na avaliação curricular a nível de graduação e agora está sendo ampliado para cursos de especialização lato sensu no âmbito da América Latina”, explica Antoniazzi.

Na prática, os benefícios da Equivalência Curricular ocorrem em duas frentes. “Primeiro, a perspectiva de formação profissional com qualificação uniforme, que permita o reconhecimento e o intercâmbio de profissionais entre os países da região. O outro benefício ocorre na possibilidade de integração entre as várias instituições de ensino da América Latina, principalmente no que diz respeito a oferta de atividades para estudantes e profissionais dos países latino-americanos”, destaca Antoniazzi.

As propostas avançaram desde o primeiro encontro e, neste ano, foram formados seis grupos de discussão com temas distintos para elaborar propostas para o projeto. Em março, foi criado um grupo de experts em currículos nos diversos países para começar a elaborar o projeto para a América Latina. Esses grupos se reuniram em agosto último, em Santiago do Chile, com a participação de mais de 60 especialistas sob a orientação técnica do professor Mariano Sanz Alonso, diretor da Universidade Complutense de Madrid e um dos responsáveis pelo projeto de equivalência na União Européia. Como decorrência da instituição do PLACEO (Projeto Latino-Americano de Convergência em Educação Odontológica) foi desenvolvida uma plataforma na Internet especialmente para o direto e rápido intercâmbio entre os participantes de cada um dos grupos e a Comissão Administrativa e Comitê Técnico, onde os seis grupos de trabalho finalizam seus relatórios com o objetivo de criar um documento final. O próximo passo é a apresentação dos relatórios desses grupos no 3º Enlec, que será realizado no dia 27 de janeiro próximo, durante o Ciosp. Como preparatória para o evento, um grupo de experts vai se reunir no dia 25 de janeiro para avaliar as propostas definidas até o momento.

De acordo com João Humberto Antoniazi, a proposta da APCD ao levar o tema para entidades de classe, instituições de ensino e especialistas é de manter um caráter livre e independente nas discussões que envolvem a Equivalência Curricular. “Mas sempre mantendo o diálogo com os órgãos públicos, em especial os Ministérios da Educação e da Saúde, instâncias que têm o poder para acreditação das resoluções definidas pelos grupos de estudo”.

Todos os documentos elaborados pelas comissões e pelos grupos estão disponíveis no endereço www.ciosp.com.br/enlec/. O objetivo é finalizar o projeto até janeiro de 2010, quando cada país poderá dar andamento aos trâmites de implantação das propostas.

ANOTE EM SUA AGENDA:

3o Encontro Latino-americano de Equivalência Curricular
Local: APCD Central – Teatro
Rua Voluntários da Pátria, 547 – São Paulo
Data: 27/01/2009
Horário: 9h às 18h

PROGRAMA

TEMA GRUPO 1A
Definir o perfil do Cirurgião Dentista e Pessoal Auxiliar
Coordenador: Javier Caviedes (Colômbia)

TEMA GRUPO 1B
Necessidades de formação de recursos humanos
Coordenadora: Tania Navarro (Venezuela)

TEMA GRUPO 2A
Definir modelo de estrutura curricular
Coordenadora: Ana Maria Biondi (Argentina)

TEMA GRUPO 2B
Definir modelos de avaliação e transferências
Coordenador:  Javier De La Fuente (México) 

TEMA GRUPO 3A
Definir modelo de avaliação de qualidade
Coordenador: Fernando Escobar (Chile)

TEMA GRUPO 3B
Definir sistema de avaliação e acreditação
Coordenadora: Isabela Almeida Pordeus (Brasil)

Fonte: Assessoria de Imprensa do CIOSP

3º Encontro Latino-americano de Equivalência Curricular será realizado no dia 27 de janeiro, durante a 27ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo.

Além da qualidade do ensino, propostas visam facilitar o trabalho de profissionais em outros países e validação de cursos feitos no exterior.

Entre os vários eventos paralelos programados para a 27ª edição do Ciosp – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que acontece em janeiro do ano que vem, o 3º Encontro Latino-americano de Equivalência Curricular (Enlec) deve ser um dos pontos altos. O evento será realizado dia 27 de janeiro, no teatro da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), e contará com a presença de diretores, coordenadores e professores das principais Faculdades e Cursos de Odontologia de todos os países da América Latina.

A necessidade de equiparação curricular na América Latina, tema recorrente na Odontologia e de grande importância para a melhoria da qualidade do ensino, foi o ponto-de-partida para a APCD criar, em 2007, o Enlec – Encontro Latino-americano de Equivalência Curricular, cujo objetivo é discutir e elaborar um projeto de equivalência curricular entre os países latino-americanos. “A idéia não é criar um currículo padrão para os países, mas elaborar pontos comuns na grade curricular das várias instituições de ensino, além de estabelecer estandares de qualidade para os cursos de Odontologia”, afirma o presidente do Ciosp, Antonio Salazar Fonseca.

Segundo João Humberto Antoniazzi, da Comissão Executiva do Enlec, a importância da Equivalência Curricular é estabelecer um padrão de formação profissional, garantindo qualificação para o cirurgião dentista que vai entrar no mercado. “Inicialmente, o trabalho esteve focado na avaliação curricular a nível de graduação e agora está sendo ampliado para cursos de especialização lato sensu no âmbito da América Latina”, explica Antoniazzi.

Na prática, os benefícios da Equivalência Curricular ocorrem em duas frentes. “Primeiro, a perspectiva de formação profissional com qualificação uniforme, que permita o reconhecimento e o intercâmbio de profissionais entre os países da região. O outro benefício ocorre na possibilidade de integração entre as várias instituições de ensino da América Latina, principalmente no que diz respeito a oferta de atividades para estudantes e profissionais dos países latino-americanos”, destaca Antoniazzi.

As propostas avançaram desde o primeiro encontro e, neste ano, foram formados seis grupos de discussão com temas distintos para elaborar propostas para o projeto. Em março, foi criado um grupo de experts em currículos nos diversos países para começar a elaborar o projeto para a América Latina. Esses grupos se reuniram em agosto último, em Santiago do Chile, com a participação de mais de 60 especialistas sob a orientação técnica do professor Mariano Sanz Alonso, diretor da Universidade Complutense de Madrid e um dos responsáveis pelo projeto de equivalência na União Européia. Como decorrência da instituição do PLACEO (Projeto Latino-Americano de Convergência em Educação Odontológica) foi desenvolvida uma plataforma na Internet especialmente para o direto e rápido intercâmbio entre os participantes de cada um dos grupos e a Comissão Administrativa e Comitê Técnico, onde os seis grupos de trabalho finalizam seus relatórios com o objetivo de criar um documento final. O próximo passo é a apresentação dos relatórios desses grupos no 3º Enlec, que será realizado no dia 27 de janeiro próximo, durante o Ciosp. Como preparatória para o evento, um grupo de experts vai se reunir no dia 25 de janeiro para avaliar as propostas definidas até o momento.

De acordo com João Humberto Antoniazi, a proposta da APCD ao levar o tema para entidades de classe, instituições de ensino e especialistas é de manter um caráter livre e independente nas discussões que envolvem a Equivalência Curricular. “Mas sempre mantendo o diálogo com os órgãos públicos, em especial os Ministérios da Educação e da Saúde, instâncias que têm o poder para acreditação das resoluções definidas pelos grupos de estudo”.

Todos os documentos elaborados pelas comissões e pelos grupos estão disponíveis no endereço www.ciosp.com.br/enlec/. O objetivo é finalizar o projeto até janeiro de 2010, quando cada país poderá dar andamento aos trâmites de implantação das propostas.

ANOTE EM SUA AGENDA:

3o Encontro Latino-americano de Equivalência Curricular
Local: APCD Central – Teatro
Rua Voluntários da Pátria, 547 – São Paulo
Data: 27/01/2009
Horário: 9h às 18h

PROGRAMA

TEMA GRUPO 1A
Definir o perfil do Cirurgião Dentista e Pessoal Auxiliar
Coordenador: Javier Caviedes (Colômbia)

TEMA GRUPO 1B
Necessidades de formação de recursos humanos
Coordenadora: Tania Navarro (Venezuela)

TEMA GRUPO 2A
Definir modelo de estrutura curricular
Coordenadora: Ana Maria Biondi (Argentina)

TEMA GRUPO 2B
Definir modelos de avaliação e transferências
Coordenador:  Javier De La Fuente (México) 

TEMA GRUPO 3A
Definir modelo de avaliação de qualidade
Coordenador: Fernando Escobar (Chile)

TEMA GRUPO 3B
Definir sistema de avaliação e acreditação
Coordenadora: Isabela Almeida Pordeus (Brasil)

Fonte: Assessoria de Imprensa do CIOSP

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