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9/5/2025
 
Matéria

- Odontologia Social
No RS, prevenção começa na praia

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Com apoio de diversos parceiros, Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul realiza nas praias operação exemplar de promoção de saúde bucal e esclarecimento sobre falsos profissionais e planos e clínicas irregulares.

O verão gaúcho é sempre associado ao vento forte que toma conta do litoral nessa época do ano. Inspirado nesse fenômeno, o CRO-RS iniciou no dia 10 de janeiro a Operação Vento do Mar, focada em dois pontos principais: esclarecer a população sobre noções de higiene bucal e alertar quanto ao perigo representado pelos falsos profissionais e clínicas populares.

A operação, que inclui o uso de escovódromos sob orientação de profissionais e a distribuição de kits bucais (com escova, pasta e folheto informativo), conta com apoios que valem ser citados nominalmente: Sesc-RS (Serviço Social do Comércio), Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), Univias (empresa de pedágio), Corsan (água mineral), Colgate e Assembleia Legislativa do RS.

Uma praia a cada fim de semana

“A cada fim de semana é visitada uma grande praia do estado”, explica o presidente do CRO-RS, Joaquim Cerveira. A operação já passou por Torres e Arroio do Sal. Até 1º de março, serão visitadas as praias de Tramandaí (24 e 25 de janeiro); Pinhal (31 de janeiro e 1º de fevereiro); Cidreira (7 e 8 de fevereiro); Cassino (14 de fevereiro); Laranjal (15 de fevereiro); e Capão da Canoa (28 de fevereiro e 1º de março).

Participam da operação dezenas de cirurgiões-dentistas e técnicos em higiene dental voluntários, credenciados junto ao CRO-RS.

300 crianças atendidas por dia

De acordo com Joaquim Cerveira, por dia são atendidas em média 300 crianças. A operação é um exemplo de logística, pois conseguiu organizar uma estrutura que abrange uma grande extensão da orla estadual, utilizando para isso poucos recursos. Nos pedágios administrados pela Univias, por exemplo, os motoristas que se dirigem ao litoral são presenteados com uma garrafa de água mineral Corsan (“com índices adequados de flúor”, frisa Cerveira), além de saquinhos de lixo para carro e folderes do CRO-RS, impressos, por sua vez, na gráfica da Assembleia Legislativa do estado – em contrapartida, os voluntários distribuem na areia, para os adultos, folhetos de uma campanha lançada pelos deputados estaduais que alerta para o risco das drogas à saúde.

Nas praias, além dos escovódromos cedidos pelo Sesc e dos kits doados pela Colgate, alunos e professores da Ulbra também aderiram à operação voluntária, como ocorreu na cidade de Torres.

Mídia espontânea

O presidente do CRO-RS comenta o retorno já conseguido pela operação, mesmo com apenas duas praias visitadas – ainda faltam seis. “Uma ação como essa gera uma mídia espontânea de TV e rádio que tu não fazes idéia. O custo-benefício é fantástico”, diz, destacando que, de outra forma, essa mensagem não chegaria a tantas pessoas. “Estamos prestando um serviço público ao lembrar o cuidado que a sociedade deve ter na hora de escolher um plano odontológico ou um cirurgião-dentista. Ao mesmo tempo, estamos promovendo junto às crianças a importância da saúde bucal”, resume.

Cerveira aposta que outros CROs, situados em estados litorâneos, poderiam repetir a experiência com sucesso. “Estamos à disposição para transferir a logística a quem se interessar”, completa.

Fonte: Jornal do CFO

Com apoio de diversos parceiros, Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul realiza nas praias operação exemplar de promoção de saúde bucal e esclarecimento sobre falsos profissionais e planos e clínicas irregulares.

O verão gaúcho é sempre associado ao vento forte que toma conta do litoral nessa época do ano. Inspirado nesse fenômeno, o CRO-RS iniciou no dia 10 de janeiro a Operação Vento do Mar, focada em dois pontos principais: esclarecer a população sobre noções de higiene bucal e alertar quanto ao perigo representado pelos falsos profissionais e clínicas populares.

A operação, que inclui o uso de escovódromos sob orientação de profissionais e a distribuição de kits bucais (com escova, pasta e folheto informativo), conta com apoios que valem ser citados nominalmente: Sesc-RS (Serviço Social do Comércio), Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), Univias (empresa de pedágio), Corsan (água mineral), Colgate e Assembleia Legislativa do RS.

Uma praia a cada fim de semana

“A cada fim de semana é visitada uma grande praia do estado”, explica o presidente do CRO-RS, Joaquim Cerveira. A operação já passou por Torres e Arroio do Sal. Até 1º de março, serão visitadas as praias de Tramandaí (24 e 25 de janeiro); Pinhal (31 de janeiro e 1º de fevereiro); Cidreira (7 e 8 de fevereiro); Cassino (14 de fevereiro); Laranjal (15 de fevereiro); e Capão da Canoa (28 de fevereiro e 1º de março).

Participam da operação dezenas de cirurgiões-dentistas e técnicos em higiene dental voluntários, credenciados junto ao CRO-RS.

300 crianças atendidas por dia

De acordo com Joaquim Cerveira, por dia são atendidas em média 300 crianças. A operação é um exemplo de logística, pois conseguiu organizar uma estrutura que abrange uma grande extensão da orla estadual, utilizando para isso poucos recursos. Nos pedágios administrados pela Univias, por exemplo, os motoristas que se dirigem ao litoral são presenteados com uma garrafa de água mineral Corsan (“com índices adequados de flúor”, frisa Cerveira), além de saquinhos de lixo para carro e folderes do CRO-RS, impressos, por sua vez, na gráfica da Assembleia Legislativa do estado – em contrapartida, os voluntários distribuem na areia, para os adultos, folhetos de uma campanha lançada pelos deputados estaduais que alerta para o risco das drogas à saúde.

Nas praias, além dos escovódromos cedidos pelo Sesc e dos kits doados pela Colgate, alunos e professores da Ulbra também aderiram à operação voluntária, como ocorreu na cidade de Torres.

Mídia espontânea

O presidente do CRO-RS comenta o retorno já conseguido pela operação, mesmo com apenas duas praias visitadas – ainda faltam seis. “Uma ação como essa gera uma mídia espontânea de TV e rádio que tu não fazes idéia. O custo-benefício é fantástico”, diz, destacando que, de outra forma, essa mensagem não chegaria a tantas pessoas. “Estamos prestando um serviço público ao lembrar o cuidado que a sociedade deve ter na hora de escolher um plano odontológico ou um cirurgião-dentista. Ao mesmo tempo, estamos promovendo junto às crianças a importância da saúde bucal”, resume.

Cerveira aposta que outros CROs, situados em estados litorâneos, poderiam repetir a experiência com sucesso. “Estamos à disposição para transferir a logística a quem se interessar”, completa.

Fonte: Jornal do CFO

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