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9/5/2025
 
Matéria

- Marketing
A importância de uma marca

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A importância de uma marca

As primeiras marcas surgiram como forma de identificação de um produto para evitar reclamações futuras, garantir a qualidade do material e não ser confundido com os demais. 

Hoje em dia, em um supermercado médio, encontramos cerca de 18.000 marcas diferentes e, na maioria das vezes, compramos as mesmas marcas. Outro exemplo atual é que aproximadamente 38 milhões de pessoas por dia comem em um Mc Donalds. Ou seja, a marca tornou-se essencial para identificar um produto/serviço e atrair a atenção do cliente para o que você tem a oferecer. 

O que é uma marca?

É um símbolo que representa algo (produto/serviço/empresa/pessoas) e ocupa um espaço na memória do consumidor.

Um produto sem marca é considerado genérico. Por exemplo, quando você vai escolher um salão de beleza ou uma funilaria para arrumar seu carro, qual serviço você valoriza, confia e paga mais caro? O que tem uma marca, material de comunicação, recepcionista uniformizada, orçamento padronizado, ou, aquele lugar com a identificação apenas do nome do profissional sem nenhuma padronização?

 

Por que utilizar uma marca em uma clínica ou consultório odontológico?

Porque o consumidor mudou seu modo de escolher e comprar um serviço. Há alguns anos não havia o grande número de profissionais que existe hoje em odontologia.

No Brasil são mais de 230.000 cirurgiões-dentistas em atendimento, uma relação de 1 para cada 828 habitantes. Considerando que esta divisão não é igual em todas as regiões do Brasil e que uma parcela da população é atendida pelo sistema público, em São Paulo, por exemplo, temos um realidade de 1 cirurgião-dentista para cada 132 habitantes.

Com o mercado extremamente competitivo, atuação dos convênios e um público cada vez mais exigente, o consultório precisa atualizar-se e diferenciar-se dos demais.

Não basta apenas identificar o consultório, é fundamental tornar-se visível e agregar novos valores ao serviço oferecido, como conforto, acessibilidade, organização, tecnologia, entre outros.

Como criar uma marca?

O primeiro passo é definir um foco. O objetivo de uma marca é despertar a atenção de um determinado tipo de público formando uma imagem na cabeça destas pessoas.

Para definir um foco é preciso descobrir quem tem afinidade ou se identifica mais com o tipo de serviço que você oferece e o que este público valoriza.

Posicionar é compartilhar um significado, por intermédio da marca, com o maior número de pessoas, dando-lhes motivos para comprá-la. Ex: se o meu maior diferencial é o conforto minha marca terá que traduzir isto.

Meu diferencial pode basear-se em uma especialização (clínica de ortodontia, implantodontia), em uma patologia (clínica de dor oro-facial), em um público (mulheres classe média/alta) ou em uma experiência de consumo (tecnologia, inovação, resolutividade).

Divulgação da Marca

Após ter determinado um foco e criado uma marca, o próximo passo é torná-la conhecida do público-alvo, investindo em divulgação interna e externa, materiais de comunicação, ações de fidelização e captação de clientes, eventos e muito mais.

Outra forma é associar-se a marcas já existentes formando um grupo forte e realizando uma divulgação conjunta, diminuindo os custos das ações e aumentando sua abrangência.

Aproveite esta reflexão para começar a observar os diversos serviços dos quais você é consumidor e o quanto a marca influencia no valor e na escolha destes serviços.

Muito sucesso em suas escolhas!

 

Autora: Gleice Oliveira

Mestranda em Ciência do Envelhecimento (USJT), Especialista em Semiótica da Marca, Publicitária (USP), Consultora e Professora de Marketing na área da saúde.

gleice@tomazmkt.com.br

A importância de uma marca

As primeiras marcas surgiram como forma de identificação de um produto para evitar reclamações futuras, garantir a qualidade do material e não ser confundido com os demais. 

Hoje em dia, em um supermercado médio, encontramos cerca de 18.000 marcas diferentes e, na maioria das vezes, compramos as mesmas marcas. Outro exemplo atual é que aproximadamente 38 milhões de pessoas por dia comem em um Mc Donalds. Ou seja, a marca tornou-se essencial para identificar um produto/serviço e atrair a atenção do cliente para o que você tem a oferecer. 

O que é uma marca?

É um símbolo que representa algo (produto/serviço/empresa/pessoas) e ocupa um espaço na memória do consumidor.

Um produto sem marca é considerado genérico. Por exemplo, quando você vai escolher um salão de beleza ou uma funilaria para arrumar seu carro, qual serviço você valoriza, confia e paga mais caro? O que tem uma marca, material de comunicação, recepcionista uniformizada, orçamento padronizado, ou, aquele lugar com a identificação apenas do nome do profissional sem nenhuma padronização?

 

Por que utilizar uma marca em uma clínica ou consultório odontológico?

Porque o consumidor mudou seu modo de escolher e comprar um serviço. Há alguns anos não havia o grande número de profissionais que existe hoje em odontologia.

No Brasil são mais de 230.000 cirurgiões-dentistas em atendimento, uma relação de 1 para cada 828 habitantes. Considerando que esta divisão não é igual em todas as regiões do Brasil e que uma parcela da população é atendida pelo sistema público, em São Paulo, por exemplo, temos um realidade de 1 cirurgião-dentista para cada 132 habitantes.

Com o mercado extremamente competitivo, atuação dos convênios e um público cada vez mais exigente, o consultório precisa atualizar-se e diferenciar-se dos demais.

Não basta apenas identificar o consultório, é fundamental tornar-se visível e agregar novos valores ao serviço oferecido, como conforto, acessibilidade, organização, tecnologia, entre outros.

Como criar uma marca?

O primeiro passo é definir um foco. O objetivo de uma marca é despertar a atenção de um determinado tipo de público formando uma imagem na cabeça destas pessoas.

Para definir um foco é preciso descobrir quem tem afinidade ou se identifica mais com o tipo de serviço que você oferece e o que este público valoriza.

Posicionar é compartilhar um significado, por intermédio da marca, com o maior número de pessoas, dando-lhes motivos para comprá-la. Ex: se o meu maior diferencial é o conforto minha marca terá que traduzir isto.

Meu diferencial pode basear-se em uma especialização (clínica de ortodontia, implantodontia), em uma patologia (clínica de dor oro-facial), em um público (mulheres classe média/alta) ou em uma experiência de consumo (tecnologia, inovação, resolutividade).

Divulgação da Marca

Após ter determinado um foco e criado uma marca, o próximo passo é torná-la conhecida do público-alvo, investindo em divulgação interna e externa, materiais de comunicação, ações de fidelização e captação de clientes, eventos e muito mais.

Outra forma é associar-se a marcas já existentes formando um grupo forte e realizando uma divulgação conjunta, diminuindo os custos das ações e aumentando sua abrangência.

Aproveite esta reflexão para começar a observar os diversos serviços dos quais você é consumidor e o quanto a marca influencia no valor e na escolha destes serviços.

Muito sucesso em suas escolhas!

 

Autora: Gleice Oliveira

Mestranda em Ciência do Envelhecimento (USJT), Especialista em Semiótica da Marca, Publicitária (USP), Consultora e Professora de Marketing na área da saúde.

gleice@tomazmkt.com.br

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