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9/5/2025
 
Matéria

- Saúde Coletiva
Saúde Bucal de mãos dadas com a educação

teste

O projeto “Saúde Bucal de mãos dadas com a Educação” tem sido desenvolvido, executado e avaliado desde 1994, em escolas públicas, privadas, creches e comunidade.

A escassez de conteúdos de saúde bucal nos livros didáticos e a notória falta de relação entre os mesmos e o cotidiano do educando motivou a elaboração de material educativo que contemplasse a interdisciplinaridade e transversalidade preconizadas pelo MEC nos Parâmetros curriculares Nacionais (PCN).

Tendo como objetivo promover o ensino em saúde bucal de forma contextualizada e sistemática, são formulados subsídios para pais, professores, profissionais de saúde e todos que se interessam por educação em saúde. Os conteúdos, separados por faixa etária, são transformados em atividades lúdicas, recreativas e artísticas e contribuem para a construção de um saber que, abordando saúde bucal, visa também a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e responsabilidades.

Resgatou-se a arte de contar histórias, cantigas de roda, brincadeiras de rua, dramatizações e a poesia. Este material foi organizado em formas de livros do educador e do educando, que trabalham a saúde bucal em matemática, língua portuguesa, artes, ciências e contemplam temas transversais como saúde, meio ambiente, ética, comportamento e socialização. Os recursos educativos ou material de apoio acompanham os livros.

Alguns resultados já foram obtidos, sendo: a avaliação positiva dos educadores que utilizaram este material em escolas que funcionaram como laboratório e as respostas dos educandos; a utilização deste material para embasar a justificativa de um Projeto de Lei (218/99), da Deputada Federal (RS) Yeda Cruzius, em tramitação no Congresso Nacional, que torna obrigatória a inserção dos conteúdos de saúde bucal, no Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras.

Portanto, este projeto tem atendido uma das principais estratégias ou campos de atuação da promoção da saúde que é ação efetiva sobre as políticas públicas, alterando, inclusive, a legislação vigente.

 

Sobre a autora do projeto:

Dra. Edna Luzia Ribeiro é cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Goiás, com curso de especialização em Saúde Pública. Até o ano de 2005 fez parte do corpo docente da Faculdade de Odontologia de Anápolis-GO. Desde 1994 atua como educadora em saúde bucal, junto a comunidades e escolas, com o projeto “Saúde Bucal de mãos dadas com a Educação”.

 

Fonte: Dra. Sheila Oliveira Correa, colunista de Saúde Coletiva do Portal Open

O projeto “Saúde Bucal de mãos dadas com a Educação” tem sido desenvolvido, executado e avaliado desde 1994, em escolas públicas, privadas, creches e comunidade.

A escassez de conteúdos de saúde bucal nos livros didáticos e a notória falta de relação entre os mesmos e o cotidiano do educando motivou a elaboração de material educativo que contemplasse a interdisciplinaridade e transversalidade preconizadas pelo MEC nos Parâmetros curriculares Nacionais (PCN).

Tendo como objetivo promover o ensino em saúde bucal de forma contextualizada e sistemática, são formulados subsídios para pais, professores, profissionais de saúde e todos que se interessam por educação em saúde. Os conteúdos, separados por faixa etária, são transformados em atividades lúdicas, recreativas e artísticas e contribuem para a construção de um saber que, abordando saúde bucal, visa também a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e responsabilidades.

Resgatou-se a arte de contar histórias, cantigas de roda, brincadeiras de rua, dramatizações e a poesia. Este material foi organizado em formas de livros do educador e do educando, que trabalham a saúde bucal em matemática, língua portuguesa, artes, ciências e contemplam temas transversais como saúde, meio ambiente, ética, comportamento e socialização. Os recursos educativos ou material de apoio acompanham os livros.

Alguns resultados já foram obtidos, sendo: a avaliação positiva dos educadores que utilizaram este material em escolas que funcionaram como laboratório e as respostas dos educandos; a utilização deste material para embasar a justificativa de um Projeto de Lei (218/99), da Deputada Federal (RS) Yeda Cruzius, em tramitação no Congresso Nacional, que torna obrigatória a inserção dos conteúdos de saúde bucal, no Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras.

Portanto, este projeto tem atendido uma das principais estratégias ou campos de atuação da promoção da saúde que é ação efetiva sobre as políticas públicas, alterando, inclusive, a legislação vigente.

 

Sobre a autora do projeto:

Dra. Edna Luzia Ribeiro é cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Goiás, com curso de especialização em Saúde Pública. Até o ano de 2005 fez parte do corpo docente da Faculdade de Odontologia de Anápolis-GO. Desde 1994 atua como educadora em saúde bucal, junto a comunidades e escolas, com o projeto “Saúde Bucal de mãos dadas com a Educação”.

 

Fonte: Dra. Sheila Oliveira Correa, colunista de Saúde Coletiva do Portal Open

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