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9/5/2025
 
Matéria

- Marketing
Beijo, abraço ou aperto de mão?

teste

Como prometido no artigo anterior “Eu não disse isso!?!”, vamos abordar um pouquinho mais sobre os canais de comunicação e como utilizar este conhecimento para facilitar os relacionamentos e encantar seu cliente.

Quantas vezes você teve dúvidas sobre como cumprimentar um cliente, mostrar ou não um caso clínico, puxar conversa ou manter o silêncio?

Cada pessoa recebe uma informação (falada, escrita ou gestual) de forma diferente. Para evitar desconfortos e aumentar sua assertividade, o entendimento sobre a forma como o outro recebe e decodifica uma mensagem, o auxiliará nestas dúvidas diárias.

Conheça as principais características que definem o canal mais utilizado por cada pessoa:

 

Lendo o quadro acima você deve ter se identificado mais com um quadro do que com outro. Todos temos características dos 3 canais, mas normalmente, um deles é bem mais forte e nítido para ser identificado.

Vamos supor que um cliente esteja indo pela primeira vez em seu consultório.

O cliente visual:

Este cliente dará grande importância a fachada da clínica, ao uniforme da equipe, a decoração, limpeza, pontualidade e organização.

É um cliente mais reservado, mantém uma distância inicial, não gosta de ser tocado e valoriza muito as imagens que serão mostradas. Ou seja, para agregar mais valor, é importantíssimo utilizar fotos de casos clínicos, fazer a avaliação com uma câmera intra-oral, entregar um orçamento impresso e bem diagramado.

 

O cliente auditivo:

Para o cliente auditivo uma clínica barulhenta (cheia de vozes, ruídos, som alto e telefone tocando) é um local que o incomoda muito.

É um cliente que quer falar de si mesmo. Adora responder perguntas, conversar, saber o que acontece no consultório, quem são os profissionais e os serviços oferecidos.

Na apresentação do orçamento quer falar sobre seus desejos e saber todas as opções possíveis. Negociam e perguntam bastante antes de iniciar o tratamento.

 

O cliente cinestésico:

É muito importante para o cliente cinestésico ser recepcionado como se estivesse sendo esperado. Lembrar seu nome e detalhes comentados por ele e se interessar por sua saúde e bem-estar.

Valoriza muito os serviços auxiliares como café, chá, enxaguatório, entre outros. Reage muito bem a aromas e tudo que estimule seus sentidos. No momento do orçamento, o mais importante, será a atenção dada as suas dúvidas, o falar devagar, explicar com paciência e a certeza de se sentir cuidado.

 

Resumindo, cada um de nós utiliza um canal predominante na comunicação. Quando entendemos isso, podemos nos expressar e nos fazer entender melhor. Faça o teste. Analise as pessoas mais próximas de você (familiares, funcionários, colegas) e exercite de acordo com o canal predominante desta pessoa.

Tente mostrar ao visual o que você quer dizer, ouvir mais o auditivo e demonstrar suas sensações ao cinestésico. Com certeza, facilitará bastante seu dia-a-dia e evitará situações mal entendidas.

 

Gleice Oliveira

Mestranda em Ciência do Envelhecimento (USJT), Publicitária (USP), Consultora de Marketing especializada na área da saúde, Professora e Conferencista de Gestão e Marketing.

gleiceoliveira@gmail.com

 

Como prometido no artigo anterior “Eu não disse isso!?!”, vamos abordar um pouquinho mais sobre os canais de comunicação e como utilizar este conhecimento para facilitar os relacionamentos e encantar seu cliente.

Quantas vezes você teve dúvidas sobre como cumprimentar um cliente, mostrar ou não um caso clínico, puxar conversa ou manter o silêncio?

Cada pessoa recebe uma informação (falada, escrita ou gestual) de forma diferente. Para evitar desconfortos e aumentar sua assertividade, o entendimento sobre a forma como o outro recebe e decodifica uma mensagem, o auxiliará nestas dúvidas diárias.

Conheça as principais características que definem o canal mais utilizado por cada pessoa:

 

Lendo o quadro acima você deve ter se identificado mais com um quadro do que com outro. Todos temos características dos 3 canais, mas normalmente, um deles é bem mais forte e nítido para ser identificado.

Vamos supor que um cliente esteja indo pela primeira vez em seu consultório.

O cliente visual:

Este cliente dará grande importância a fachada da clínica, ao uniforme da equipe, a decoração, limpeza, pontualidade e organização.

É um cliente mais reservado, mantém uma distância inicial, não gosta de ser tocado e valoriza muito as imagens que serão mostradas. Ou seja, para agregar mais valor, é importantíssimo utilizar fotos de casos clínicos, fazer a avaliação com uma câmera intra-oral, entregar um orçamento impresso e bem diagramado.

 

O cliente auditivo:

Para o cliente auditivo uma clínica barulhenta (cheia de vozes, ruídos, som alto e telefone tocando) é um local que o incomoda muito.

É um cliente que quer falar de si mesmo. Adora responder perguntas, conversar, saber o que acontece no consultório, quem são os profissionais e os serviços oferecidos.

Na apresentação do orçamento quer falar sobre seus desejos e saber todas as opções possíveis. Negociam e perguntam bastante antes de iniciar o tratamento.

 

O cliente cinestésico:

É muito importante para o cliente cinestésico ser recepcionado como se estivesse sendo esperado. Lembrar seu nome e detalhes comentados por ele e se interessar por sua saúde e bem-estar.

Valoriza muito os serviços auxiliares como café, chá, enxaguatório, entre outros. Reage muito bem a aromas e tudo que estimule seus sentidos. No momento do orçamento, o mais importante, será a atenção dada as suas dúvidas, o falar devagar, explicar com paciência e a certeza de se sentir cuidado.

 

Resumindo, cada um de nós utiliza um canal predominante na comunicação. Quando entendemos isso, podemos nos expressar e nos fazer entender melhor. Faça o teste. Analise as pessoas mais próximas de você (familiares, funcionários, colegas) e exercite de acordo com o canal predominante desta pessoa.

Tente mostrar ao visual o que você quer dizer, ouvir mais o auditivo e demonstrar suas sensações ao cinestésico. Com certeza, facilitará bastante seu dia-a-dia e evitará situações mal entendidas.

 

Gleice Oliveira

Mestranda em Ciência do Envelhecimento (USJT), Publicitária (USP), Consultora de Marketing especializada na área da saúde, Professora e Conferencista de Gestão e Marketing.

gleiceoliveira@gmail.com

 

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